segunda-feira, novembro 21, 2005

O Labirinto (21/11/05)


Dentro de mim me perdi novamente. Agora tão claramente me vejo no obscuro de meu ser incompleto. Distante de muitas coisas que por dezenas de anos pareciam tão minhas. Por quê nos perdemos de nós? Por quê tudo que aprendemos e passamos e que nos trouxe a experiência e a clareza de repente nos é tirado como se nada nos pertencesse? Acho até que realmente nada nos pertence. Nem eu mesmo pertenço a mim, talvez! Sentimento de posse esse meu. Imaginar por algum instante que eu tenho o direito sobre mim. Que audácia!

Sei que tudo é porque quero, mas também sei, se é que realmente posso dizer que sei algo na vida, que não estou sabendo não querer. Não quero querer sofrer de angústias, ansiedades ou decepções, mas pelo visto quero, posto que sofro!
Incógnita?
Discrepância?
O quê? Nem sei, pois se soubesse não estaria perguntando agora!
Dor sem motivo aparente. Desolação sem ser vítima de nada, nem mesmo de mim, porque isso sim, eu sei que não sou! Culpado, talvez!
Talvez? Ouso duvidar que só sou o que quero?
Eis que eu sou, apenas!
Não importam as dores e nem o que passo, porque na verdade tudo é conseqüência do meu próprio passo.
Estou aqui porque quero...queria tanto não querer! Queria?
Não o quero? Quero sim!
Será?
Talvez eu não queira encontrar a saída do meu próprio labirinto!
Esqueci de pegar o novelo na entrada. Só peguei a espada e embora eu me encontre com o monstro e o elimine, de que me adianta?
Não sei mais voltar!
Ficarei por aqui até que me encontre.

7 comentários:

Anônimo disse...

Hum....o fio...acho que ninguém o possui e todos vivem perdidos dentro de seus próprios labirintos...não é privilégio seu não. Mas querer sair já é um passo....vai demorar mas vc encontrará a saída!! hehehe
Vc também hein! Esquecer o essencial...se souber como sair sem ele, te aviso!
ABS []

Ale (mestressan) disse...

Alguém deve possuir sim, creio eu! Grato pelo comentário, mesmo anônimo caro anônimo...hehehe...ABS

Anônimo disse...

É verdade, alguém deve possuir. Mas quem? Eis a questão!! Esse texto foi baseado em Platão? Aristóteles? Sócrates?
Gostaria de saber mais.
ABS []
Anônimo

Ale (mestressan) disse...

Pois é...vai saber? Eu mesmo ainda não me perguntei qual a fundamentação filosófica das minha crises ridículas! :( - mas acho que dá pra dizer que se trata de algo mais voltado pra Hiena Hardie (Nem sei se é assim que se escreve) Aquela que diz assim: "Óh dia...Óh vida...Óh...!!! Abraços caro anônimo!

Isis Brandão disse...

O fio, aqui, é essencial para aquele q não sabe ou não consegue sair por si mesmo. Vc é sim capaz de "matar o monstro" e feito isto, sair do labirinto será direta consequência, se é q me entende... E então, com certeza vc será um guerreiro ainda mais forte...

Anônimo disse...

Hum, eu acho que são duas coisas distintas, matar o monstro que se encontra dentro do labirinto, e sair do labirinto. Não consegui ver a relação de uma coisa e de outra cara Isis, podes me explicar melhor?
Como Alessandro disse, alguém deve possuir o fio, mas creio eu que é a minoria das pessoas, visto que hoje em dia quase todos estão perdidos em desejos e vontades sem sentido. O monstro somos nós mesmo, o ego. Acho.
ABS []

Isis Brandão disse...

Sim, anônimo, posso dentro de um limite, já q me referi a uma conversa q tive pessoalmente com o Ale, qdo ele me leu a poesia. Mas o q quis dizer é q o labirinto envolve o mosntro, certo? Metaforicamente falando, pelo q interpretei da conversa, entendi q o "monstro" é uma situação turbulenta, digamos assim, e o labirinto são as conquências negativas disso q envolvem a pessoa e a deixam perdida, desorientada, pq uma coisa levà à outra e à outra e vai td se misturando e a pessoa fica presa dentro de toda aquela vacilação com efeito dominó, entende? Então acredito q se "matar o monstro", logo todos esses embaraços deixam de existir, c tá me entendendo? Vale aqui lembrar q o Ale não está desorientado, perdido, nem nada assim. Eu exagerei nos termos para me fazer clara, apenas. Mas essa é a MINHA interpretação, q não necessariamente corresponde ao pensamento do Ale, ok? Mas, anônimo, vendo a poesia por si só, suas palavras tb fazem muito sentido para mim. Mas p/ mim, na verdade, (salvo o caso do Alessandro), pouco me importa o q o autor quis ou não dizer. O importante é aproveitar seus versos da maneira q me cabe e me for melhor. B-jus.