sexta-feira, abril 08, 2005

A Teoria do Bem (Ale - 08/03/05)

O bem é uma energia imensamente contagiante. Se observarmos, a própria história da humanidade compreenderemos que todos aqueles que foram maltratados por fazerem o bem, quase todos por sinal, assim o foram por motivos estritamente pessoais de interesses "individuais" de alguma linha de poder, sendo que, estes malfeitores, se quer permitiram uma aproximação maior com aqueles que tanto criticavam, pois até penso que, se assim o tivessem feito, seriam desarmados pelo poder contagiante do bem.

Entendemos agora que, fazer o bem, não se resume a contribuir com bens econômicos para comunidades carentes ou qualquer classe oprimida. Se tivermos uma condição financeira para tal, faz parte do imenso universo do que é “fazer o bem” e podemos auxiliar de alguma forma. Mas se ainda não temos essa condição podemos iniciar com coisas simples, do nosso dia-a-dia, as quais exemplificarei abaixo:

Experimente dar lugar a uma pessoa idosa em uma condução e observe a reação corporal e energética dessa pessoa; Experimente juntar para alguém que, por ventura tenha deixado cair algo no chão, suas coisas e observe o rosto dessa pessoa; Experimente devolver ao cobrador os centavos que ele lhe deu a mais, por engano, quando lhe deu o troco e olhe em seus olhos; Experimente dizer para alguém que esse alguém está lindo e passe a mão em sua cabeça, ou se tiver uma aproximação experimente dar-lhe um abraço seguido de um carinho; Dê um presente a alguém que você aprecia sem motivo algum; Apenas olhe pra alguém e sorria e demonstre com o olhar que esse alguém é lindo. Estas são pequenas e extremamente fáceis formas de se fazer o bem. Posso até ir mais longe em minhas idéias, experimente, ao ouvir calúnias, injúrias ou palavras de arrogância de alguém lhes retribuir com uma expressão no olhar de: “Puxa! É uma pena que você esteja me tratando dessa forma, eu desejo, do fundo do meu coração, ser seu amigo". Nem precisa falar, apenas demonstre isso no olhar.

Eu lanço aqui um “desafio”: Façam o bem! E visualizem a atitude de quem o recebe, pelo menos da maioria. Vejam como os olhos brilham, vejam como o sorriso aparece e a energia é jogada ao ambiente por aquele coração estampando alegria. Perceba que você se sentirá muito bem e respirará um aroma diferente ao seu redor, como um cheiro de flor acompanhado de uma brisa suave após uma chuva fina e curta de verão, trazendo pra perto o frescor, o friozinho delicado em uma manhã de sol escaldante e belo. Observe que ao seu redor, a luz se fará presente com uma intensidade maior, diferente do cotidiano convencional, exaltando cada cor, fazendo com que cada objeto tenha o seu próprio brilho refletindo esta luz maior e assim você perceberá que sua visão melhora, sua respiração melhora, o ambiente que você está melhora, sua vibração tranqüiliza e seu coração impulsiona melhor o seu sangue, que desobstruirá suas veias e lhe tornará um ser humano mais saudável. E logo você verá que, aquela pessoa que você beneficiou logo beneficiará alguém que por sua vez também o fará em seguida e a corrente estará lançada, as redes estarão jogadas ao mar da vida, capturando todos aqueles e transportando-os para um mar de paz, de amor imenso e limpo e assim, a força do bem se espalhará por todo o planeta, posto que, cada um compreenderá que a melhor forma de recebermos o bem e nos sentirmos pessoas melhores é fazendo o bem.

Sei que tudo que escrevi serve também para que eu busque isso a cada dia e que não é assim tão simples como prega o texto, mas pela própria dimensão limitada do que aqui escrevo, no sentido material, não posso agora detalhar cada situação de objeção que porventura venhamos a enfrentar, mas lhes garanto que, não se trata de utopia, mas sim de uma realidade que, se compreendida por cada um de nós, em algum tempo, mais e mais pessoas também compreenderão que, o bem gera outro e contagia quem o recebe, e se esse alguém tratar de também fazer o bem iniciará uma espécie de “Progressão Geométrica” do amor.

Nenhum comentário: