segunda-feira, março 07, 2005

Como funciona um Jornal Diário (ALE – 07/03/05)

Resumo de uma história lida por mim, publicada em um livro que já não me lembro o nome, que retrata o que é realmente importante para um jornal.

Fato: Homem mata filho e bate na esposa

Chefe do Jornal – Consiga uma matéria de um assassinato.
Jornalista – Ok! Consegui esta de um homem que matou o filho e bateu na esposa
Chefe – O que houve?
Jornalista - A mulher disse que o homem chegou em casa muito embriagado e a espancou sem nenhum dó e o filho, vendo a cena, resolveu impedir o massacre, sendo morto em seguida pelo próprio pai, a sangue frio, com algumas facadas.
Chefe – Você conseguiu entrevistar o assassino? Ele confirmou a versão?
Jornalista – Chefe, eu falei com o próprio. Não me pareceu uma pessoa má. Muito nervoso com o acontecimento, chorava como criança durante a entrevista, mas consegui que ele me contasse uma versão a qual confirmei com alguns vizinhos e parentes da própria mulher.
Chefe – O que ele disse afinal?
Jornalista – Ele me disse que trabalha catando lixo há mais de 5 anos, pois havia perdido seu emprego na Construção Civil. Me falou que o garoto, já bem mais forte que ele, o explorava muito. Literalmente lhe roubava o pouco dinheiro que ele conseguia para comprar alimento para a família toda: a mulher e 06 filhos, sendo 03 menores de 05 anos de idade e este, o garoto assassinado, com 22 anos. O mesmo me afirmou que o jovem era viciado em drogas e que não trabalhava e nem estudava, apenas roubava dinheiro do próprio pai e nas ruas para suprir o vício. Contou que o garoto lhe batia quase todos os dias para lhe tirar dinheiro quando ele estava sob o efeito do álcool, tamanha era a facilidade de tirar dinheiro de um bêbado. Sempre que o pai estava bom, tentava falar sério com o garoto e a mãe do rapaz impedia a briga defendendo o filho mais velho.
Esta situação já estava acontecendo há anos e o pai já não sabia mais o que fazer. Diversas vezes tentou chamar a polícia, mas a mãe do jovem nunca deixou. No dia do crime, ontem a noite, para ser mais preciso, depois de mais um dia inteiro catando lixo, chegou em casa para pegar as economias que tinha feito durante a semana para comprar alimento e que havia escondido em um lugar da casa que só a esposa sabia, para juntar com o pouco que havia ganho naquele dia e percebeu que o dinheiro já não estava lá. Foi ao seu quarto perguntar a esposa se o garoto, filho do casal, havia roubado o dinheiro e encontrou os dois, mãe e filho mantendo relações sexuais na cama do casal. Completamente descontrolado pela situação que se encontrou, sem dinheiro, ouvindo o choro de fome dos filhos pequenos e vendo a cena triste e decepcionante, foi até a cozinha, pegou uma faca de cortar pão e foi ao encontro do garoto e o matou, a esposa tentando impedir levou um soco do marido. Ao ouvir os gritos, os vizinhos entraram e o seguraram, depois chamaram a polícia.
Chefe – Bem, publique então a versão da mulher. Chama mais a atenção do público, um louco, embreagado que sem motivos aparentes espanca a mulher e mata um garoto de 22 anos "inocente", do que a triste vida de um pobre catador de lixo traído! Com certeza, a versão da mulher resultará em maiores vendas para o nosso jornal. O povo gosta de massacres e crimes e não de histórias comoventes!

Eis uma demonstração da realidade da mídia e do capitalismo atual. Não preciso fazer nenhum comentário, a própria história já diz tudo!

2 comentários:

Pri Cassou disse...

Afff... É realmente um absurdo isso!! Por isso não considero muito o pouco que leio nos jornais...

Prefiro as revistas de cunho científico.

E aí? Tudo bem contigo? rsrs Adorei receber teu e-mail!!

Beijão

Ale (mestressan) disse...

Oi Pri,tudo bem sim...Tb adorei receber sua resposta! Acho que seremos bons amigos...gostomuito de psicologia...quase fiz, masresolvi fazer Jornalismo e desisti para o Direito...conheço um pouco de PNL. Poderemos conversar sobre isso tb! Posso criar umlink pro seu BLOG no meu? Beijos ALE